Seja bem vindo(a)
 
 
   
 
 
   
 
  Meio Ambiente
  Perguntas Freqüentes
  Links
  Produtos
  Reciclagem
  Pontos de Coleta
Licença Ambiental
nº 021/2010
Home   Empresa   Serviços   Contato   Notícias
 

Empresa

 
 

 
 

 

 
 

    A partir de 1990 ocorreu no Brasil um crescimento vertiginoso no consumo embalagens descartáveis para bebidas, na produção de resíduos automobilísticos e da construção civil, além dos resíduos descartados pela industria e comércio no pós-venda e pós-consumo.

    A Reciclar é fruto da oportunidade visualizada por seus fundadores, de transformar esta grande disponibilidade de materiais recicláveis descartados em uma fonte de renda, de inclusão social e em uma ferramenta eficaz de preservação ambiental.
A empresa iniciou suas atividades em 1997, com foco na reciclagem de LAV (Latas de Alumínio Vazias), pois o alumínio apresenta o maior potencial econômico dentre os materiais recicláveis mais utilizados em embalagens (papel, PET, vidro e aço).
O empenho em promover continuamente a coleta das latas (através de campanhas institucionais e trabalho de campo) e em proporcionar a seus clientes um produto de alta qualidade fizeram com que a Reciclar se tornasse, em menos de 5 anos, a maior compradora de LAV na região Centro-Oeste e o fornecedor com melhor índice de qualidade da Alcan do Brasil.

    A Reciclar foi fundada em maio de 1997. Neste mesmo mês a empresa promoveu a primeira campanha para coleta de LAV junto ao público, chamada de "Latinha pela Vida". Após transpor diversos problemas operacionais e comerciais, a empresa efetuou sua primeira venda em outubro de 1997.

    O primeiro cliente da Empresa foi uma trading de São Paulo que exportava para os Estados Unidos.
Em abril de 1999 a Reciclar iniciou o fornecimento para a Alcan do Brasil, que a partir de julho do mesmo ano tornou-se seu principal parceiro.
    Em agosto de 2000 a Reciclar inaugurou sua nova sede em Aparecida de Goiânia, com equipamento de ponta desenvolvido em conjunto com a Carneiro & Lessa de São Paulo.

    A cerimônia de inauguração contou com a presença do Presidente da Associação Brasileira do Alumínio e da Alcan do Brasil, Sr. João Bosco Silva, que entregou à Reciclar o primeiro Certificado de Reconhecimento de Qualidade para Sucata de Latas de Alumínio emitido pela Alcan do Brasil. Em fevereiro de 2001 a Reciclar iniciou a construção do seu Centro de Captação de LAV em ADE - Águas Claras, Taguatinga-DF e inaugurado em 07 setembro de 2003.

    A partir de 1999 a Alcan do Brasil pôs em plena operação seu novo Centro de Reciclagem de LAV e adotou uma política de desenvolvimento de parcerias estratégicas em cada região. Através de uma política de preços agressiva, a Alcan inviabilizou a exportação de LAV e se tornou, em poucos meses, a maior compradora de LAV no Brasil. A Reciclar está entre os 3 maiores fornecedores da Alcan, e a que apresenta o maior padrão de qualidade e maior participação no mercado regional brasileiro.
Para vender seu produto pelo melhor preço do mercado, a Reciclar precisava atender ao padrão americano de qualidade de LAV (denominado ISRI) e, posteriormente, ao padrão da Alcan. Como as LAV são freqüentemente armazenadas e transportadas indevidamente nas primeiras etapas do processo de coleta, o índice de contaminantes médio no Brasil é próximo a 10%; o índice máximo admitido pela Alcan e pela Norma ISRI é de 4%. O peso específico das LAV é muito baixo (de 50 a 120 Kg/m3) e, para obter o aproveitamento máximo no frete rodoviário, é necessária uma compactação da ordem de 600%. Para atender a estes parâmetros a Reciclar utiliza um equipamento completo de classificação e compactação de LAV. Este equipamento permite baixar o índice de contaminantes para cerca de 2% (inferior ao padrão mínimo norte-americano) e tem uma produção de 2.000 kg/h, ou seja, uma capacidade nominal de 1,2 mil tonelada/mês.

    Com o contínuo e acelerado crescimento do mercado brasileiro de reciclagem, a Reciclar vem buscando novas alternativas de aplicação e comercialização de seu produto e, em 2001, iniciou suas atividades também na reciclagem de cobre, outros tipos alumínio e diversos metais não-ferrosos e ferrosos, com diversas empresas de porte no Brasil e no exterior.

 
 
     
  2013 RECICLAR. Todos direitos reservados. msbrasil.com